FAQ FAQ BDCC
  • 1. Enviar meu currículo?
  • Resposta:

    Acesse em nossa Home o link Trabalhe Conosco.

  • 2. Entrar em contato com a área comercial pois ainda não tenho contrato com o terminal?
  • Resposta:

    Comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.tec@ecoportosantos.com.br ou através do telefone (13) 3213-0010

  • 3. Falar com a área operacional?
  • Resposta:

    Verifique primeiramente se o seu questionamento está respondido em uma das questões a seguir, neste documento. Caso não esteja, comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail aatendimento.tec@ecoportosantos.com.br ou através do telefone (13) 3213-0010

     

  • 4. Fazer uma reclamação, enviar uma sugestão ou elogio?
  • Resposta:

    Estamos à sua disposição, através de nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.tec@ecoportosantos.com.br ou via formulário disponível no campo Fale Conosco.

  • 5. Entrar no terminal para acompanhar carregamento ou outro serviço a pedido do cliente?
  • Resposta:

    As solicitações de autorização de entrada no terminal devem ser encaminhadas exclusivamente para os endereços listados a seguir, onde são analisadas por nossas equipes Operacionais e de Segurança do Trabalho/Patrimonial. Dessa forma, garantimos agilidade no procedimento, bem como o cumprimento das normas de segurança.

    Para acesso ao Pátio 1 – Ecoporto Santos: envie mensagem para acessop1.tec@ecoportosantos.com.br

    Para acesso ao Pátio 2 – Ecoporto Santos: envie mensagem para acessop2.tec@tecondi.com.bracessop2.tec@tecondi.com.br

    Para acesso ao Pátio 3 – Ecoporto Santos: envie mensagem para acessop3.tec@ecoportosantos.com.br

    Seu e-mail deve conter obrigatoriamente os seguintes dados:

    motivo do pedido de entrada;

    razão social da empresa solicitante;

    nome completo da pessoa que entrará no terminal;

    número do RG;

    número do CPF;

    data para entrada;

    horário previsto.

    O campo Assunto do e-mail deve ser preenchido como: Autorização de entrada.

    Obs: Solicitamos a sua colaboração de utilizar exclusivamente os e-mails informados acima, ou seja, não envie cópia ou e-mail de solicitação de autorização de entrada no terminal para acompanhar carregamento para a área de Atendimento ou qualquer outro endereço.

    Lembramos ainda que a utilização correta de EPIs é obrigatória: sapato fechado de couro sem salto, camisa refletiva ou colete “x” de segurança, capacete e demais itens de uso obrigatório em respeito à legislação vigente.

  • 6. Acessar a Área do Cliente no site?
  • Resposta:

    Se já é cadastrado, utilize seu CPF + senha para efetuar o login. Se ainda não possui cadastro, acesse o link Faça seu cadastro.

  • 7. Enviar cargas de importação para o terminal?
  • Resposta:

    Após o fechamento contratual com a nossa área de Vendas, e o cumprimento dos procedimentos informados por ela, envie cópia do BL, citando o nome do Navio e o terminal de destino, para captacao.tec@Ecoportosantos.com.br.

  • 8. Solicitar a 2ª via da Nota Fiscal?
  • Resposta:

    Essa solicitação deve ser feita pelo e-mail atendimento.tec@Ecoportosantos.com.br. Em razão dos controles tributários necessários, será analisada por nossa área Financeira e Fiscal a viabilidade do atendimento ao solicitado.

  • 9. Consultar presença de carga de importação?
  • Resposta:

    Em nossa home page acesse o campo Presença de Carga ou os campos Área do Cliente – Consultas.

    Algumas presenças de cargas não estão sendo geradas automaticamente, pois não estamos recebendo as informações de alguns CEs Mercantes replicados da DT-E, principalmente dos processos de B’s/l sem desconsolidação, ou seja, B’s/l diretos dos importadores.

    Por isso, caso não constem as informações de presença de carga em seu processo, por favor entre em contato, exclusivamente, através do e-mailnic.tec@Ecoportosantos.com.brnic.tec@Ecoportosantos.com.br enviando a tela de CE Mercante.

  • 10. Averbar um processo de importação?
  • Resposta:

    Faça seu login em nossa home page, no campo Área do Cliente e acesse Importação – Averbação.

    Se precisar, consulte nesse mesmo campo o manual para realização desse procedimento, que tem por objetivo resolver as suas dúvidas.

  • 11. Solicitar posicionamento de contêiner e carga solta na importação?
  • Resposta:

    Para solicitar posicionamento de contêiner, faça seu login em nossa home page, no campo Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr – Solicitação.

    Os pedidos de posicionamento serão aceitos de segundas a sextas-feiras, até 19h do dia útil anterior à execução do serviço, e aos sábados, até 11h. Após esses horários, a programação somente será válida para o dia útil subsequente.

    Para carga solta não é necessário solicitar posicionamento.

  • 12. Cancelar um posicionamento na importação?
  • Resposta:

    No caso de contêineres, faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr - Cancelamento.

    O cancelamento da solicitação de posicionamento só é permitido se efetuado com 24 horas úteis de antecedência ao pedido do serviço, e se ocorrer de segundas a sextas-feiras, das 8h às 19 h.

     

  • 13. Saber o valor e pagar o meu processo de importação?
  • Resposta:

    Após cumprir o procedimento de averbação entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.tec@Ecoportosantos.com.brou pelo telefone (13) 3213-0010.

    As instruções de pagamento e os dados bancários constam no extrato que será enviado com os valores a serem pagos pelo serviço prestado.

  • 14. Solicitar foto de contêiner de importação?
  • Resposta:

    Acesse a nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo e-mail atendimento.tec@Ecoportosantos.com.br.

    A viabilidade desse procedimento será analisada pela área Operacional e caso seja possível realizar o serviço informaremos os custos desta operação

  • 15. Agendar vistoria da seguradora para importação?
  • Resposta:

    Faça seu login em nossa home page na Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr - Solicitação.

    Os pedidos de posicionamento serão aceitos de segundas a sextas-feiras, até 19h do dia útil anterior à execução do serviço, e aos sábados até 11h. Após esses horários, a programação somente será válida para o dia útil subsequente

  • 16. Ter informações da minha carga?
  • Resposta:

    Faça seu login em nossa home page na Área do Cliente e navegue através dos menus disponíveis.

  • 17. Solicitar repesagem de processos de importação?
  • Resposta:

    Comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo e-mail atendimento.tec@Ecoportosantos.com.br.

    Ela solicitará o serviço à área Operacional e também informará ao solicitante os custos envolvidos nessa operação.

  • 18. Saber se o contêiner foi desovado?
  • Resposta:

    Faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – BL/Contêiner. Sua pesquisa pode ser feita tanto por contêiner quanto por BL.

  • 19. Saber se o contêiner já entrou?
  • Resposta:

    Faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – BL/Contêiner. Sua pesquisa pode ser feita tanto por contêiner quanto por BL.

  • 20. Consultar a lista de atracação?
  • Resposta:

    Acesse em nossa home page o campo Lista de Atracação ou Área do Cliente seguido de Consultas – Consultas Públicas – Lista de atracação.

  • 21. Ter a presença de carga de exportação?
  • Resposta:

    Os despachantes aduaneiros devem acessar a Área do Cliente> Exportação > Presença de Carga > Cadastrar Documentação.

    Escolher o Recinto onde o seu contêiner ou sua carga estão depositados: Contêiner = Ecoporto Santos P1 / Carga Solta = Redex P4

    Os despachantes aduaneiros também podem solicitar a presença de carga diretamente no Siscomex agilizando, assim, o processo de desembaraço aduaneiro.

  • 22. Solicitar transferência de quadra/navio na exportação?
  • Resposta:

    Acesse a Área do Cliente> Exportação > Posicionamento > Incluir CNPJ ou CPF do responsável ao qual deverá ser enviada a cobrança > Cadastrar posicionamentos > Selecionar a reserva/ contêineres/ motivo do posicionamento (transferência de quadra), novo navio/viagem, CPF para faturamento e inserir para concluir a solicitação.

    OBS: Efetuar a transferência de quadra somente após a abertura de Gate do navio a qual a carga deverá ser embarcada. Tal informação está disponível em nossa home page no campo Lista de Atracação ou Área do Cliente seguido de Consultas – Consultas Públicas – Lista de atracação.

    Em caso de dúvidas, por favor contate o setor de exportação pelo e-mail exportacao.tec@Ecoportosantos.com.br

  • 23. Entregar carga protesto?
  • Resposta:

    Esse documento deve ser entregue em nosso Protocolo Geral, à Rua Augusto Severo, n. 13, 4º andar, Santos (SP).

  • 24. Agendar contêiner para importação e exportação?
  • Resposta:

    Importação: faça seu login na na Área do Cliente e acesse Importação – Gate por Demanda – Agendamento.

    Exportação: faça seu login na Área do Cliente e acesse Exportação – Gate por Demanda – Agendamento.

    Nesses campos, em nosso site, encontra-se o manual para realização desses procedimentos, cujo objetivo é solucionar qualquer tipo de dúvidas.

    As DTAs devem ser agendadas até as 10h do dia em que será realizado o carregamento.

  • 25. Solicitar fumigação em processos de importação?
  • Resposta:

    Caso haja condenação da carga após a inspeção realizada pelo MAPA, o serviço de fumigação deverá ser agendado diretamente em nosso terminal, na unidade de apoio a esse órgão.

  • 26. Agendar inspeção do MAPA na importação?
  • Resposta:

    Faça seu login na Área do Cliente e acesse Importação – Posicionamento Ctr - Solicitação.

    Os pedidos de posicionamento serão aceitos de segundas a sextas-feiras, até 19h do dia útil anterior à execução do serviço, e aos sábados, até 11h. Após esses horários, a programação somente será válida para o dia útil subsequente.

  • 27. Saber se minha carga de importação está em perdimento?
  • Resposta:

    A Ficha de Mercadoria Abandonada (FMA) será emitida pelo recinto alfandegado, de acordo com o disposto no Capítulo II do Decreto n.º 4543, de 26 de dezembro de 2002.

    Art. 574. Considera-se abandonada a mercadoria que permanecer em recinto alfandegado sem que o seu despacho de importação seja iniciado no decurso dos seguintes prazos (Decreto-lei nº 1.455, de 1976, art. 23, incisos II e III): 


    I - noventa dias: 
    a) da sua descarga; e 
    b) do recebimento do aviso de chegada da remessa postal internacional sujeita ao regime de importação comum; 
    II - quarenta e cinco dias: 
    a) após esgotar-se o prazo de sua permanência em regime de entreposto aduaneiro ou em recinto alfandegado de zona secundária (Decreto-lei nº 1.455, de 1976, art. 23, inciso II, alínea "d"); e 
    b) da sua chegada ao País, trazida do exterior como bagagem, acompanhada ou desacompanhada, sujeita ao regime de importação comum (Decreto-lei nº 1.455, de 1976, art. 23, inciso III);

  • 1. O que é o BDCC?
  • Resposta:

    O Banco de Dados Comum de Credenciamento (BDCC®) é um sistema de cadastramento e emissão de crachá de identificação necessário para o acesso de pessoas e veículos (opcional) aos recintos alfandegados e a todos os locais do Porto de Santos. O BDCC® é o primeiro Banco de Dados desenvolvido em conformidade com a Portaria ALF/STS n.º 200/2011, que já recebeu a autorização da Autoridade Aduaneira, e deverá ser utilizado por toda a comunidade portuária (importadores, exportadores, fornecedores, despachantes, transportadores e funcionários) como sistema para a confirmação eletrônica da autorização prévia de acesso, mediante consulta em tempo real por todos os Terminais Alfandegados.

  • 2. Como funciona o BDCC?
  • Resposta:

    Comunique-se com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente, pelo e-mail atendimento.op@Ecoportosantos.com.br ou através do telefone (13) 3213-0010.

  • 3. Sem o crachá, o motorista poderá realizar o agendamento?
  • Resposta:

    Sim, o motorista poderá agendar e entrar no recinto 12 vezes ao ano, sendo até 5 vezes no mês.

  • 4. Já entrei no recinto mais que o limite determinado, o que faço?
  • Resposta:

    Entre em contato com a sua empresa nos casos de prestadores de serviço, para que ela providencie seu cadastro junto a Alfândega. Para os casos de pessoa física é necessário que entre em contato com a Alfândega.

  • 5. Não sou motorista e precisarei entrar no terminal, como eu faço?
  • Resposta:

    Se não possuir cadastro no BDCC, está liberada a entrada 5 vezes no mês, ou 12 vezes no ano.

  • 6. Possuo cadastro no BDCC mas mesmo assim não consigo agendar meu motorista, o que acontece?
  • Resposta:

    O motorista informado pode estar bloqueado no BDCC ou ele ultrapassou o limite de entradas permitidas no Terminal. Caso esteja bloqueado deverá (entrar em contato com a Alfandega), pois ela envia os bloqueios e desbloqueios ao BDCC. Se ultrapassou o limite de entradas no terminal deverá ser providenciado um crachá junto a ABTRA. Maiores informações em www.bdcc.org.br.

  • 7. A entrega/retirada das minhas cargas não possui agendamento, como eu faço para saber se meu motorista entrará no terminal?
  • Resposta:

    Procure o setor de atendimento ao Cliente que consultará o status do CPF.

  • 8. Para os casos do serviço do "vira" inter pátios e "carrossel", também haverá essa regra da contagem?
  • Resposta:

    Sim. Para qualquer tipo de entrada de pessoa física haverá contagem.

  • 9. Se eu cancelar o agendamento perderei uma entrada do motorista?
  • Resposta:

    Não, somente serão contabilizadas as entradas efetivas no gate. Nos agendamentos haverá somente a consulta da situação do motorista.

  • 10. Como me cadastrar?
  • Resposta:

    Os documentos obrigatórios foram divulgados pelo comunicado emitido pela Alfândega de Santos - DIVIG/EQVIB n° 04/11.

    O processo básico inicial para todas as empresas que desejam entrar em área alfandegada é:

    Entrar em www.bdcc.org.br;

    Clicar em Cadastre sua Empresa;

    Emitir os protocolos eletrônicos gerados pelo Sistema após a realização do cadastro;

    Juntar a esses protocolos, os documentos obrigatórios previstos no Comunicado ALF/STS/DIVIG/EQVIB n° 04/11;

    Entregar toda a documentação na Alfandega de Santos – Setor EQVIB;

    Após aprovado o acesso da empresa no BDCC, o(s) responsável(is) legal(is) perante o BDCC devem acessar o sistema via Certificado Digital de Pessoa Física (E-CPF) e cadastrar todos os seus funcionários / associados / sindicalizados (pessoas físicas) e veículos e aguardar o contato da RFB ou ABTRA para emissão ou regravação do crachá eletrônico do Porto de Santos.